VISITE O PARQUE
O Parque Lage está ligado à memória de nossa cidade. Antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial, suas terras se estendiam até as margens da lagoa, (atual Rodrigo de Freitas), conhecida na época pelos índios como de Sacopenapã - lagoa de raízes chatas, em Tupi-Guarani. O Engenho Del Rey pertencia a Antonio Salema, governador do Rio de Janeiro no século XVI.
Após 1660, passou a pertencer à família Rodrigo de Freitas Mello. Em meados do século XIX, um nobre inglês compra parte das terras, e contrata em 1840 o paisagista inglês John Tyndale para projetar um jardim de estilo romântico, nos moldes das quintas européias.
Em 1859, parte da fazenda passa a ser propriedade de Antonio Martins Lage.
Os anos se passam, a chácara vai parar em outras mãos, mas, em 1920, um neto de Antonio Martins Lage, o empresário Henrique Lage, a compra.
Amante das artes, Henrique Lage apaixona-se e casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um “palazzo romano”, e reformula parte do projeto paisagístico.
Dois grandes portões se abrem à Rua Jardim Botânico, nº 414, para os caminhos cercados de palmeiras imperiais que levam à mansão, projetada pelo arquiteto italiano Mario Vodrel. A fachada principal tem pórtico saliente, totalmente revestido de cantaria. O casarão, construído em torno de uma piscina, tem mármores, azulejos e ladrilhos importados da Itália. As pinturas decorativas dos seus salões foram assinadas por Salvador Paylos Sabaté.
Os jardins que cercam a casa fazem parte do Parque Nacional da Tijuca. São organizados de forma geométrica e o entorno compreende 52 hectares de floresta exuberante, com variedade de espécies da Mata Atlântica, nas encostas do Maciço do Corcovado e ao lado do Jardim Botânico.
O caráter eclético de sua arquitetura aliado ao estilo de vida de seus moradores refletiam o espírito de uma época, onde a vida social da cidade tinha lugar nos salões como o Palacete dos Lage. Deste período ainda encontram-se no Parque Lage algumas ruínas do antigo engenho de açúcar ali existente. Estes valores justificaram o tombamento da área verde, e das construções arquitetônicas ao seu redor pelo IPHAN, no ano de 1957, como patrimônio paisagístico, ambiental e cultural.
O Parque Lage cativa os visitantes que por aqui passam. Seja pela efervescência cultural da EAV, seja pela possibilidade de passeios no clima bucólico de sua área verde, onde destacam-se o lago e as ilhas artificiais, as pontes com trabalhos em rocaille, o coreto e a gruta, construídos em argamassa, imitando rochas e troncos de árvores.
Pode-se também circular dentro de uma das cavernas artificiais e admirar os aquários incrustados nas paredes. Os 12 tanques - o maior deles com capacidade para seis mil litros - abrigam diversas espécies de peixes, priorizando espécies de biomas de rios brasileiros.
Hoje, com bastante diversão para todas as idades, incluindo parque infantil, trilhas – que levam ao Cristo Redentor -, chafariz, áreas para piquenique e descanso, estacionamento amplo, gratuito, além de seguranças locais, o Parque Lage é um convite aos que desejam um contato próximo com a natureza.
Esse espaço está a sua disposição, basta observar o regulamento a seguir:
- Respeitar o silêncio no interior da Escola e da biblioteca, para não atrapalhar o funcionamento das aulas;
- Evitar qualquer espécie de ruído alto para não incomodar os alunos, professores e visitantes que circulam pelo Parque;
- Tomar cuidado com os trabalhos expostos nos cavaletes para que não sejam danificados;
- Não alimentar os animais no Parque;
- Levar saco para recolher o lixo; a fim de evitar entulho nas trilhas e passeios;
- Não fazer atalhos em trilhas, pois existe a possibilidade de se perder;
- Preservar o patrimônio cultural. Lembre-se que estamos em área de proteção cultural e ambiental. Zele pelo Patrimônio.
sábado, 16 de abril de 2011
domingo, 10 de abril de 2011
Chapada dos Veadeiros
Tucano / Foto: André Dib - Copyright © André Dib - reprodução proibida
O misticismo em perfeita harmonia com a natureza.
Cachoeira Santa Bárbara / Foto: André Dib - Copyright © André Dib - reprodução proibida
sábado, 22 de janeiro de 2011
Bosque da Barra Rj
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9wkd8lM8lED5-Bfm8g7D_AkuEadHr4-nJOEBhJozQHmoNrczbiOAE6gCxEqT1Gw-R3o8HKhGK6vWzdC-57QLrpGSzwQCUU_gHmx_DWAksGZ4QQm8OO5OQZ9sgu_IHF18d1HBb7beCmMwu/s400/bosque+2.jpg)
Bosque da Barra (Parque Arruda Câmara)
Também conhecido como Parque Arruda Câmara, possui 50 hectares de extensão (500 mil metros quadrados) e é um dos principais pontos turísticos da zona oeste do Rio de Janeiro. É muito procurado por ser um oásis verde em meio a um trecho bem movimentado da Barra da Tijuca.
Percursos de corrida
Volta do Parque - Existe um percurso no entorno do parque, que possui 2.950m, sendo 2.900m em terra batida e 50m em paralelepípedo, plano e bem arborizado. Existem diferentes marcações de distância, o que confunde o corredor.
Miolo - Também há um outro percurso, mais popular, no meio do parque, com 1.600m de extensão. Esse percurso possui marcação de distância a cada 200 metros e o terreno é cascalho.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCrFj-3CENgkCPlfijsz31R_ADyDJMXsr6z6TvUVoWnFrcW4SRi0ZJabEGLFR-9hQ6DFomNKBayns_edwl89wr0nIc36GG1jm1ngPVX1FISAqT-VDO6HhzfutF-cgHcV99y7QySrmxWOL4/s400/bosque+1.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCrFj-3CENgkCPlfijsz31R_ADyDJMXsr6z6TvUVoWnFrcW4SRi0ZJabEGLFR-9hQ6DFomNKBayns_edwl89wr0nIc36GG1jm1ngPVX1FISAqT-VDO6HhzfutF-cgHcV99y7QySrmxWOL4/s400/bosque+1.jpg)
As informações para a elaboração do guia do ABosque da Barra foram obtidas com a ajuda do professor Antônio Carlos Ferreira; com Alex Cordeiro, ex-gestor do Bosque e Márcia Pinheiro, atual gestora.
Antônio Carlos Ferreira é treinador de corrida e responsável técnico pelo Clube de Corrida Mitokondria,www.mitokondria.cjb.net. Ele ministra treinos no Rio de Janeiro, atua como personal trainner e fotógrafo. Contato:professorantoniocarlos@yahoo.com.br
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjT7qc4wLHrCL1Kg-wlBaXEMHlCC2Uy3s0hY0lg2Kwl9floL3hBCsQ8G3syrnoGma9zSENBrdUm6QsVfSjqs11LYeV4hua87Z5pBMEajAf8tiSU7nPoMlgvpBdkaJB4OQgBQ3hRWnbI5tEp/s400/bosque4.jpg)
Informações Úteis
Endereço | Avenida das Américas, 6.000 |
Telefone | (21) 3151-3428 |
Horário de Funcionamento | De terça a domingo, das 7hs às 18hs no período do horário de verão. Após o fim desse período fecha às 17h. |
Entrada Grátis | Sim |
Estacionamento | Sim, para aproximadamente 150 carros. |
Sanitários | Sim |
Bebedouros | sim |
Guarda Volume | Não |
Permitido a entrada de ciclistas | Sim. O parque possui trilhas e bifurcações na mata para praticar Mountain Bike. |
Espaço para crianças | Sim. O parque conta com um playground destinado ao público infantil. |
Vestiário | Não |
Equipamentos para o auxílio de exercícios físicos | Sim |
Possibilidade para cadeirantes treinarem | Sim |
Segurança | Sim. Existem três vigilantes na entrada e três guardas municipais para a ronda |
Pico do Papagaio
Trlha do Bico do Papagaio, Rio de Janeiro
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhbveAKtGFOCFavHqlG7Qxzwp847LIRO9MFPtj2qZ47McWhAzhNq4ulqWV-P05YzwnW4QpUGTSQTG7iSx-NgFzM5sbw3f6-6Ic0BswNlm6QQbyE9IwJcmhMFUzR4k65TQfZR-HBjyuc1e7N/s400/floresta+da+t.jpg)
O Bico do Papagaio fica localizado na parte oeste do Parque Nacional da Floresta da Tijuca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0w_pR4hncSS2hipYZqm6chEvQFI1eIUcmlxSsSP8y6AUPxi1qCYGBqOQeoHskkXu3lBOGQdgyUQ7L2Wg-wOWT13lGH9bpclOVSE1uUcGw9B-HhKSNeZNdyZLigzb-jbcJvSY0mR1ba558/s400/pico+do+papagaio+2.jpg)
Do alto dos seus 890 metros, pode-se observar por completo a grandeza da Floresta ,
e como ela interage com a cidade do Rio. A vista da Barra da Tijuca e da baixada de Jacarepaguá também
impressiona.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi9QOLPEX6mkJsH2G1t5xohQle7xIPGhSTu88_bHnKykzgumivT1RowZHp9tZd-H_OryWdaKzMeo34DO054BS_xSvAWeNLM61OwOT_hvDDkQ6gMlLsvUvMRRCL73YVziF1iV1BzysuP2xgn/s400/pico+do+papagaio.jpg)
A caminhada começa no Bom Retiro, na sede principal do Parque que fica no bairro do Alto da Boa Vista,
aproximadamente 45 minutos da Zona Sul da cidade. É o mesmo lugar aonde começa a trilha para o Pico da Tijuca.
A trilha tem 5km (ida e volta) e é acidentada, ficando muito íngreme e perigosa no final. Deve-se tomar muito cuidado, especialmente se o piso estiver molhado.
Assinar:
Postagens (Atom)